Imóveis de Leilão da Caixa Econômica Federal, Vale o Risco?
A venda online da caixa trata-se da oferta de imóveis usados, casas, apartamentos e terrenos disponíveis para compra em[…..]

A venda online da caixa trata-se da oferta de imóveis usados, casas, apartamentos e terrenos disponíveis para compra em diversas modalidades com preços e condições específicas. Nesse contexto o interessado em comprar apresenta o lance a partir do valor mínimo já estipulado, quem der o maior lance vence. Geralmente, os leilões acontecem com valores muito mais atrativos do que o valor normal do imóvel com descontos que podem chegar a 70%, sendo uma boa alternativa para quem precisa de um lar próprio ou para quem é investidor. Apesar de ser uma prática muito antiga na humanidade, o leilão ainda é muito pouco explorado no mercado como um todo, visto que ainda existe muita gente que não tem conhecimento desse seguimento. Hoje em dia são inúmeros os fatores que podem levar um imóvel a leilão, como por exemplo, a falta de pagamento da taxa de condomínio, o atraso no IPTU e na maioria dos casos o não pagamento das parcelas do financiamento. No caso da caixa os leilões são extrajudiciais (conforme Lei nº 9.514 de 20/11/1997) onde são penhorados os bens utilizados como garantia de uma dívida que não foi honrada.
É inegável que pode ser muito vantajoso os leilões de imóveis na Caixa Econômica Federal. A Caixa é conhecida por trabalhar com algumas modalidades de leilão, divididas entre 1º Leilão SFI, 2º Leilão SFI, Concorrência Pública, Leilão SFI – Edital Único, Licitação Aberta, Venda Direta Far, Venda Direta Online e Venda Online. Para cada operação de arrematação, as regras são diferentes, para quem pretende financiar um imóvel de leilão é imprescindível o acompanhamento inicialmente de um correspondente bancário pois muitas pessoas acham que basta ter o crédito aprovado no banco, e na verdade não é somente isso, precisa checar as condições de enquadramento e como será a distribuição dos valores na proposta de arrematação do imóvel. Quando pensamos em uma instituição de confiança e que carrega o título de maior instituição financeira do crédito imobiliário é claro que a Caixa assume esse posto. Como prova disso é cada vez maior a procura por imóveis de leilão, justamente por suas condições de pagamento e descontos atrativos, a grande vantagem dessa operação na caixa é que há casos em que a entrada mínima exigida é de 5% do valor de compra e venda e todo o resto financiado em até 420 meses, ou seja, é uma grande vantagem pra quem deixou de financiar um imóvel porque o valor da proposta saiu do seu orçamento, nesse caso, para quem está com pouco recurso ou para quem quer investir é uma ótima opção.
Outra grande vantagem é a desburocratização do processo de compra e venda. Ainda assim é importante frisar que cada imóvel terá sua condição de pagamento, valor mínimo da venda, quem é o vendedor e de quem são as responsabilidade e pagamento dos impostos que podem ser vistos na página onde se encontra o imóvel ou no edital de licitação/leilão. Apesar de no site da caixa também consta o resumo das condições especificas para cada imóvel como por exemple se é possível usar o FGTS na compra, se esse imóvel pode ser financiado, se a compra deve ser a vista ou outros casos, é importante o auxílio de um correspondente bancário na hora de ingressar nesse processo para tornar o entendimento ainda mais descomplicado.
É claro que nem tudo são flores e esse processo também tem suas desvantagens a principal delas são os imóveis ocupados, acontece que a caixa só faz a intermediação da compra, a responsabilidade de retirar a pessoa do imóvel é do novo comprador. Ainda assim é uma ótima opção de investimento pra quem quer investir e uma ótima opção de venda para corretores que pretendem vender esses imóveis, afinal não é todo investimento em imóveis que te proporciona a possibilidade de dar apenas 5% de sinal na compra. Se vale o risco? acredito que valha, mas todo caso deve ser analisado de acordo com as condições individuais.
Entra no site da caixa, na seção de Imóveis a venda, procura um dentre os tantos disponíveis na sua cidade, talvez seu novo imóvel esteja apenas no aguardo do seu lance. Te espero para conversar caso tenha alguma dúvida.
Mikael Linhares
CEO da Fontes Correspondente Caixa